segunda-feira, 28 de abril de 2008

Conheça um pouco de Buíque/PE

Buique
Pernambuco - PE
Histórico
Com base na descoberta de um cemitério e em escavações efetuadas no distrito de Catimbau, em 1970, teriam sido indígenas os primeiros habitantes da região. Até o ano de 1752, o território era constituído de uma fazenda pertencente a Félix Paes de Azevedo, natural do município de Penedo, em Alagoas. Naquele ano, o referido fazendeiro fez erigir uma capela a São Félix Cantalice, santo de sua devoção. Para a Igreja, constituiu-se um patrimônio de 100 braças quadradas de terras. A partir da existência da Capela, o lugar rogrediu, vindo a se tornar povoado conhecido pelo nome de Campo de Buique. O topônimo tem três versões. A primeira afirma ser o vocábulo de origem tupi-guarani, que significa “lugar de cobras”. A segunda diz se “terra de sal”. A terceira, menos acreditada, indica que os índios utilizavam um osso humano – o fêmur – como trombeta ou búzio e dele produziam o som “buíque, buíque, buíque...”. Gentílico: buiquense.

Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de Vila Nova do Buique por alvará de 11-12-1795 e por lei municipal nº 2, de 19-01-1893, subordinado ao município de Garanhuns. Elevado à categoria de vila com denominação de Vila Nova de Buique, pela lei provincial nº337, de 12-05-1854, desmembrado Garanhuns. Sede na Vila de Buique. Constituído 2 distritos: Vila Nova de Buique e Águas Belas. Instalado em 16-04-1855. Pela lei provincial nº 997, de 13-07-1871, desmembra da Vila Nova de Buique o distrito de Águas Belas. Elevado à categoria de município. Pela lei municipal nº 2, de 19-01-1893, é criado o distrito de Gameleira de Buique e anexado vila de Vila Nova de Buique. Elevado à condição de cidade com a denominação de Buique, pela lei estadual nº 669, de 26-05-1904. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 2 distritos: Buique e Gameleira de Buique. Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de I-IX-1920, o distrito de Gameleira de Buique aparece simplesmente Gameleira. Pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1929, desmembra de município de Buique o distrito de Gameleira. Elevado à categoria de município. Pela lei municipal nº 112, de 16-01-1929, é criado o distrito de São Domingo e anexado ao município de Buique. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Buique e São Domingos. Pela lei estadual nº 235, de 09-12-1938, é criado o distrito de Santa Clara. Com terras desmembradas dos distritos de Buique e São Domingos e anexado ao município de Buique. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Buique, Santa Clara e São Domingos. Pelo dccreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Santa Clara e denominar-se passou a denominar-se Tupanatinga e o distrito de São Domingos a denominar-se Guanumbi. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 3 distritos: Buique, Guanumbi e Tupanatinga. Pela lei estadual nº 421, de 31-12-1948, o município de Buique teve sua grafia alterada para Buíque. Em divsão territorial datada de 1-VII-1950, o município já denominado Buíque ex-Buique é constituído de 3 distritos: Buíque, Guanumbi e Tupanatinga. Pela lei municipal nº 214, de 09-11-1957, são criados os distritos de Carneiro e Catimbau anexado ao município de Buíque. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Buíque, Carneiro, Catimbau, Guanumbi e Tupanatinga. Pela lei estadual nº 4959, de 20-12-1963, desmembra do município de Buíque o distrito de Tupanatinga. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Buíque, Carneiro, Catimbau e Guanumbi. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005. Alteração toponímica municipal Vila Nova de Buique para simplesmente Buique alterado, pela lei estadual nº 669, de 26-05-1904.

Alteração de Grafia
Buique para Buíque teve sua grafia alterada, pela lei estadual nº 421, de 31-12-1948.



Dados que consegui catando na Internet.
Aproveite.

E o mundo gira...

Hoje segunda-feira, não tenho nenhuma foto para postar, mas logo estarei ilustrando este post, pois veja: Assunto é o que não falta. Primeiro vou falar dos buracos que continuam ferindo a imagem da nossa cidade e agora com um agravante, com a estiagem motoqueiros e motoristas de carro parecem que ficam mais seguros e andam mais depressa com seus veículos, tô vendo a hora de um cair no buraco que tem aqui na Osório e, Deus me livre, causar um grave acidente, já passa da hora da administração municipal fazer alguma coisa. ISTO É UMA VERGONHA! Agora vou falar da Defensoria Pública. Alivio! Acabou a greve dos defensores, uma esperança para os mais necessitados, eles agora poderão ser ouvidos, com dificuldade é verdade, mas terão sua chance, e por fim, vou falar do blogger. Hoje o meu blog ultrapassou a marca de 100 visitas, parece pouco, mas numa cidade como a que eu vivo isto é um grande sinal, alguém tá vendo o que estou fazendo, alguém está se indignando ou apoiando o que eu falo. Isto é bom e como é bom. Obrigado.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Situação Crítica.

Visite a página da Defensoria e veja o quanto é feito por esses brasileiros.

Eu, com meu faro de tragédias identifiquei mais uma, a da Defensoria Pública. Para quem não conhece a Defensoria Pública, meus elogios, pois não é pobre na forma da lei e nem precisou recorrer a justiça. Esta é a função básica destes advogados funcionários do Estado, defender os interesses dos pobres diante da justiça. Pois bem, esses servidores tão necessários, haja vista a carência da nossa nossa cidade onde a maioria dos habitantes é pobre na forma da lei (fato), estão em greve já vai fazer um mês. Justa é a reivindicação destes honrados servidores, pois o que recebem não corresponde a um décimo da responsabilidade que assumem.
Buíque, minha cidade, sente o golpe. O único Defensor Público que atende aqui (que fique registado, um dos melhores advogados que conheço) está em greve, grande é o prejuízo para o pobre do nosso Município.

Quando o Estado vai dar a César o que é de César?
Será preciso uma revolta maior da população?

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Mate sua saudade.

Por onde anda Padre Ronaldo?


Padre Ronaldo na Praça de Sam Pietro (São Pedro) Roma - Itália.
Deixe seu recado nas postagens, ele vai ler.
Escreva seu nome.
Agradeço.


FALANDO EM EDUCAÇÃO, COMO VAI O PLANO DE CARGOS E CARREIRA DOS PROFESSORES MUNICIPAIS, OUVI DIZER, NÃO SEI SE É VERDADE, QUE NÃO VAI NADA BEM?

Quem souber de mais dados, por favor informe nos comentários.
Deixe o nome por favor.
Agradeço.

No meu tempo.

No meu tempo não era assim.
Quando comecei estudar (lá se vai um século), era tudo tão diferente, antes de começar a aula tinha que passar pela conferência da diretora (Dna. Teté), verificação de todos, os quais deviam estar devidamente fardados, pois se não estivesse, era motivo para ela (diretora) ir saber o que estava acontecendo com os pais, após isso, em fila, todos rezavam e cantavam o hino nacional para novamente, em fila, ir para a sala de aula. Quando entrava na sala de aula, em silêncio, eu que tinha meus sete anos, idade necessária para cursar a primeira série, aprendi a ler e escrever rápido e sem tantos recursos como os de hoje. Recordo das vacinas (como tentei fugir das vacinas), recordo dos recreios animados e com várias brincadeiras, recordo da cantina onde Dna. Dora era a chefe e quando, em um ato fugitivo, saiamos da sala de aula, a chefe da cantina nos repreendia e nos conduzia de volta à sala de aula (na maior educação[risos]). Naquela época, era necessário atingir a média 7,0, para poder passar de ano, muitos amigos ficaram pelo caminho, muitos confesso, não estudavam tanto, outros, como eu, seguiram em frente. Não vou mentir, me diverti muito, fiz muitas amizades, não namorei tanto (que pena), respeitei todos os professores e deles cultivo muita amizade e admiração, só para ter idéia, toda vez que passo por Tadeu, meu professor de matemática, física e química, recordo daquele tempo baixo a vista e digo, em voz baixa, boa tarde professor! Confesso que apesar de ser um bom estudante (minhas notas comprovam isso), não me dediquei tanto, mesmo assim ainda desfruto daquele tempo, tenho um bom emprego e escrevo todos os dias esse blogger.

HOJE EM DIA? QUANTA DIFERENÇA?
Quando vejo o jovem de hoje tentando ser o Rebelde da Novela do SBT, se vestindo de um jeito nada bonito; Quando olho para os cadernos que eles vêm carregando com uma foto pornográfica na frente; Quando encontro com um casal deles esperando o carro chegar para lava-los para suas casas, aquilo parece tudo, menos namoro; Quando pergunto se um deles sabe assinar o nome e ele responde sim, mas quando vejo o que escreveu, aquilo não é letra, aquilo não é nome, aquilo é o retrato do jovem estudante de hoje; Quando vejo um professor ir a delegacia ou deixar de ensinar por conta de ameaças de um estudante que todos os dias vai assistir aula com uma faca, me pergunto:

Como nós buiquenses permitimos essas mudanças tão graves na nossa juventude?
O que fazer para reverter isso?

PS.: Por favor, quem tiver intenção de fazer comentários sobre esta postagem, acesse o link abaixo, mas se usar a opção anonimo por favor, comece identificando o seu nome ou apelido. Agradeço.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Previsão


Segundo previsão do tempo, no site clima-tempo (link ao lado, no início da página) durante toda essa semana haverá chuva em nossa cidade. Portanto, se for sair de casa:

. Prepare a capa, o casaco e o guarda-chuva.
. Se for sair de carro, cuidado com os buracos pelo caminho.

Abaixo mais informações.

Chuvas 2

Rua Sen. Paulo Pessoa Guerra, Buíque/PE

Olha só, nem acabei de postar a mensagem que fala da cratera formada pelas chuvas na rua Osório Galvão e já me mandaram fotos da Rua Sen. Paulo Pessoa Guerra.

Perguntas:
Como poderemos contornar esses problemas?
Por que ainda não foram tapados?
Alguém já informou a prefeitura?

Esse buraco da foto acima, segundo a pessoa que me enviou, já vai completar um mês de vida e impede a passagem de caminhões naquela rua. Só passa bicicleta empurrada.
Seria cômico se não fosse triste.

Chuvas

Rua Osório Galvão, às 14h do dia 22/08/2008

As chuvas que tiram a pobreza e a seca de nossa região também mostra as feridas graves de nossa infra-estrutura. Vejamos:
Enormes alagamentos ocorreram durante esses meses de março e abril deste ano, inclusive um deles chegou a arrombar a porta do açougue desta cidade encobrindo carros que estavam estacionados.
Esses alegamentos ocorreram devido a: PRIMEIRO, enorme precipitação de chuva ocorrido durante esses meses "como é de costume"; SEGUNDO, a falta de planejamento e saneamento BÁSICO, nas ruas deste município e TERCEIRO, e mais grave, saneamento é obra que não aparece, portanto não atrai votos.
Essa cratera que aparece na foto acima fica localizada na rua Osório Galvão, e encontra-se instalada e acomodada sem ninguém fazer nada por mais de 10 dias. Quando alguém vai ver isso?


Boa Noite!



Hoje, 22 de abril de 2008, começo a postar informações cotidianas sobre o que acontece na minha cidade e espero sempre corresponder as principais necessidades da minha socidade. Não tenho pretensão alguma, a não ser, divulgar de forma documental o que acontece ao meu redor.

Espero ser compreendido em minhas intenções.
Abraços.
Júnior França.